Poetas MiRaZé

Poetas MiRaZé
Camila, Raimundo, Vandei (Zé)

domingo, 10 de outubro de 2010

Me falaram

Dança, menino guerreiro
Êparrei, meu pai!
Pois na roda da História
Seu nome pro quiombo vai
Assim Zumbi me falou
No gira-gira da roda
O mundo gira-girou

Anda menino matreiro
Revoluciona a vida
Nas terras de veias abertas
Tente fechar as feridas
Assim Ernesto me falou
No gira-gira da roda
O mundo gira-girou

Grita, companheira do campo
Dê voz, vez e lugar
Às mãos desde sempre calejadas
À vida, ao não-abortar
Assim Maria me falou
No gira-gira da roda
O mundo gira-girou

Acordes, Senhor Violão
Harmoniza a dor das correntes
Quando a visão clarear
Aquece o coração dessa gente
Assim Geraldo me falou
No gira-gira da roda
O mundo gira-girou

Vamos juventude do mundo
Não abandone os remos
Para um novo sol raiar
Lutemos, perseveremos
Assim Emanuel me falou
No gira-gira da roda
O mundo gira-girou


Raimundo
2000



O Bom Escravo

Todos os dias, José acorda às 6h da manhã.
Toma seu banho, enquanto sua esposa prepara o café.
Que ele engole com pressa, e vai pro trabalho.
No caminho para o escritório enfrenta o ônibus lotado.
O empurra–empurra no metrô, pisões nos calos dos pés.
Atrasos... Às 9h no trabalho.
No escritório passa o dia olhando para o computador.
Fica o dia todo com o olho na máquina.
Respirando o pó do ar condicionado.
Se faz sol, se chove, não importa.
As janelas estão fechadas, cerradas.
O mundo lá fora está distante.
Os filhos crescem na escola.
Na volta para casa, o castigo é pior.
Empurra - empurra.
Metrô lotado. Sapato apertado. Transito parado.
Chega às 20h. Come, Assiste, Dorme.
Levanta. Café. Metrô lotado. Trabalho. Metrô lotado.
Come. Assiste. Dorme.
Come. Assiste. Dorme.
Come. Assiste. Dorme.
ACORDA, JOSÉ!
   
(Mila - 2008)

QUESTÃO EQUINA
Ontem, na TV, eu vi um bicho
Era apenas um cavalo
Um quadrúpede estúpido
Atrapalhando o tráfego


Apenas um animal irracional
Racionando pensamento
Ruminando discernimento


Conversando sossegado
Sapateando sem sandice


Nos sobrou seu rodopio, seu grito e pontos no ibope de sua dor.
Raimundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário